António Pires de Lima quer vender 500 mil litros de Água das . Pedras no Brasil, ainda este ano. Vencidos os "pretextos legais" . que impediram a entrada neste mercado, o acordo entre a Unicer e a . brasileira Barrinhas será assinado sexta-feira e oficializa o . investimento de 600 mil euros da empresa portuguesa, que arrancou no . final do ano passado. . "Começámos a vender Água das Pedras no Brasil há sete . meses mas só agora, vencidos os trâmites administrativos, vamos . oficializar a entrada, com a assinatura da parceria com uma empresa . local", disse ao Dinheiro Vivo António Pires de Lima, presidente . da Unicer. "O mercado brasileiro é muito protecionista. Houve anos . de pretextos legais, alegadamente por razões de saúde, que nos . impediam de comercializar a marca no Brasil e finalmente foram . vencidos no último trimestre do ano passado. Tivemos de convencer as . autoridades brasileiras que a Água das Pedras até faz bem - e . isso demorou uns três ou quatro anos", conta o presidente da . Unicer. . O momento escolhido para formalizar a internacionalização foi a . Essência do Vinho - Rio de Janeiro, mostra do sector que decorre nos . dias 2 e 3 de maio. A Unicer quer ainda levar a Pedras para os . Estados Unidos e o Canadá, relançando-a "com um posicionamento . premium de grande prestígio". Mesmo porque se trata de uma "água . com gás natural", ou seja, sai da nascente - na Fonte do Vale . das Pedras, em Trás-os-Montes - já com as bolhinhas, uma . característica apenas presente em 0,5% de todas as águas do mundo. . E apesar de a produção estar "limitada ao que a natureza nos dá", . o objetivo é vender "400 a 500 mil litros já este ano", . chegando a "1 milhão de litros no Brasil e mais 1 milhão nos . Estados Unidos e no Canadá em 2015/2016". . O total de Água das Pedras exportado em 2012 ascendeu a 3 . milhões, o que significa que os novos objetivos passam por vender . para fora mais dois terços em apenas dois ou três anos. Ainda . assim, o presidente da Unicer não pretende massificar o consumo. A . ideia passa antes por colocar o produto em locais muito selecionados . dos principais centros urbanos daqueles países, à semelhança da . estratégia que tem sido seguida em Espanha, França e na Suíça, . mas também Angola e Moçambique. "Não queremos massificar o . consumo de Água das Pedras, mas colocá-la em espaços e eventos de . referência, como a Essência do Vinho Brasil", que começa amanhã, . no Rio de Janeiro. Rio e São Paulo, Toronto, Nova Iorque, Boston e . Washington foram as cidades escolhidas para lançar as tradicionais . garrafas de 0,33l, 0,5l e 0,75l, "em campanhas muito seletivas que . decorrerão em espaços de grande sofisticação. Queremos que a . marca seja vista como trendy, exclusiva, única", explica Pires de . Lima ao Dinheiro Vivo. . A apresentação da Água das Pedras passará, por isso, também . pelo casamento com a gastronomia. No Brasil, a loja gourmet Casa . Santa Luzia foi uma das poucas escolhidas para vender Água das . Pedras, que estará também em alguns dos melhores restaurantes, como . os paulistas D.O.M. (eleito esta semana o sexto melhor do mundo) e . Tasca da Esquina e os cariocas Fogo de Chão e Quadrucci. É que, . "além de ser uma bebida refrescante, natural e sem calorias, um . dos grandes potenciais da Água das Pedras é acompanhar muito bem as . refeições", esclarece o presidente da Unicer. Justamente um . potencial que a empresa quer desenvolver. E para isso conta com a . ajuda de alguns chefs famosos, como o português Vítor Sobral e o . pernambucano César Santos - que fizeram uma demonstração de . cozinha em São Paulo, em dezembro, escolhendo, a par dos melhores . vinhos portugueses, a Água das Pedras para acompanhar os pratos de . bacalhau, na Tasca da Esquina. Para já, a exportação vai . centrar-se apenas na Pedras original. . O timing desta entrada em força no mercado brasileiro não é . inocente. O Mundial de Futebol 2014 e os Jogos Olímpicos 2016 são . uma "oportunidade muito interessante" que a Unicer quer . aproveitar. Além do desenvolvimento que o Brasil tem registado, . estes dois eventos "vão transformar o país numa montra para o . mundo". Conquistar o mercado brasileiro vem, portanto, com um . bónus: além de apelar aos brasileiros, naturalmente recetivos a . produtos portugueses de grande qualidade, "vamos poder aproveitar a . atenção dos milhões de turistas que vão passar pelas zonas de . maior referência no Rio e em São Paulo". E aqui a SuperBock - . que já vende cerca de 30 mil litros/ano naquela região - também . terá um papel de relevo. Mesmo sem a concretização da instalação . da fábrica no Brasil. O projeto que a Unicer alimenta há já um par . de anos, mantém-se adiado. . A fábrica da SuperBock no Brasil "é uma hipótese que . continuamos a estudar, mas não é fácil encontrar um parceiro local . que nos garanta a produção com as características e qualidade que . exigimos", explica Pires de Lima. "Não desistimos, estamos a . trabalhar, mas para já é um cenário hipotético."