Universidade do Porto é a mais empreendedora do país

No ano letivo de 2022-23, Portugal bateu o recorde de estudantes matriculados em estudos superiores. Ainda assim, relatório elaborado pela Startup Portugal conclui que "há muito trabalho a fazer para promover o empreendedorismo em nosso Sistema educativo"..
Publicado a

A Universidade do Porto surge em 1.º lugar no ranking organizado pela Startup Portugal das Instituições do Ensino Superior (IES) portuguesas com mais startups fundadas por ex-alunos. No relatório referente ao ano de 2022/23, a IES da Invicta surge com 275 alumni criadores de empresas de inovação, seguida de perto pela Universidade Católica, nos seus três polos de Lisboa, Porto e Braga, com 263, e pela Universidade Nova de Lisboa, considerando as unidades de Lisboa, Almada, Cascais e Oeiras, com 253. Só depois surge a Universidade de Lisboa, com 194 fundadores de startups.

No relatório deste ano a Startup Portugal salienta que hoje em dia as IES portuguesas já oferecem muitas oportunidades de empreendedorismo: "desde incubadoras, a programas de aceleração, cursos de formação, unidades curriculares e até competições e atividades extracurriculares".

"A título de exemplo", lê-se no relatório, "o Instituto de Empreendedorismo Haddad da Nova School of Business & Economics lançou, mais uma vez, o Startup Summer Experience 2023, uma experiência de estágio de cinco semanas onde os alunos são confrontados com desafios reais de startups para resolver. Quanto à Universidade do Porto, será até 2026 a anfitriã da European Innovation Academy" - iniciativa que conta com a parceria da Fundação Santander -, "reconhecida como o maior programa de empreendedorismo tecnológico e digital do mundo."

"Outra iniciativa que merece destaque é o Lisbon MBA Católica | Nova, em colaboração com a MIT Sloan School of Management. De acordo com o 'Global MBA Ranking 2023' do Financial Times, está entre os melhores do mundo, ocupando a 85ª posição entre 100 MBA, em apenas cinco anos de docência."

Por isso, o Startup Portugal conclui no seu relatório deste ano que este é o momento ideal para "estudantes, jovens empreendedores e futuros fundadores agarrarem a oportunidade" e lançarem as suas startups.

Eis o Top-10 das universidades mais empreendedoras em Portugal:

No relatório que acompanha o ranking deste ano, a Startup Portugal informa que, com base nos dados analisados, existem pelo menos 1650 alumni fundadores de startups distribuídos pelo Top-10 das Instituições de Ensino Superior em Portugal. Números que representam um crescimento médio de 21,15% face ao Ranking Universitário do ano passado.

Mais somos informados de que, para este estudo, foram analisados dados da Dealroom.co, uma plataforma global para recolha de iinformação sobre startups, inovação, empresas de alto crescimento e ecossistemas.

Os dados recolhidos permitiram concluir que, no total, no ano letivo 2022-2023, houve 446 028 estudantes matriculados em mais de 120 IES portuguesas e que avle a pena "destacar que mais de 80% desses alunos estão matriculados em instituições públicas.

Ainda assim, sublinham. "considerando a grande intervalo entre estudantes matriculados em universidades e alumni fundadores de startups, reconhecemos que há muito trabalho a fazer para promover o empreendedorismo no nosso Sistema educativo".

De acordo com os núemros recolhidos, ano após ano Portugal vai batendo recordes de alunos matriculados no Ensino Superior, com o ano letivo de 2022/23 a registar 446 028 inscritos,, sendo que 17 822 deles eram estudantes estrangeiros - a maioria dos quais brasileiros - que se encontravam nas IES portuguesas ao abrigo de programas de intercâmbio.

No que respeita a áreas de estudo, Direito, Economia e Gestão e Administração de Empresas são as mais procuradas, seguidas de perto pelas engenharias.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt