Às três e meia da tarde de um dia de semana há dezenas de . pessoas a treinarem-se no Fitness Hut do Espaço Amoreiras. A . primeira coisa que salta à vista são as máquinas de exercício . topo de gama, as mesmas que se espera encontrar em ginásios premium. . O espaço é enorme, o ambiente é calmo e há oito ecrãs de . televisão a entreter quem usa a passadeira ou a bicicleta. . Quem . olhar para esta sala de exercício não adivinha que a mensalidade é . três vezes inferior à média praticada nos ginásios premium. Então . qual é a diferença? Vale a pena pagar 80 euros para fazer . exercício, quando há uma marca que cobra 20 euros por mês? . "Os consumidores ficam frustrados quando as suas expectativas . começam a diferir das expectativas dos ginásios", explica Ray . Algar, diretor da Oxygen Consulting. Por exemplo, se pagar mais não . se traduzir na excelência de serviço que é esperada. Ao escolher . entre um ginásio low-cost e um premium, o consumidor tem de perceber . se valoriza aquilo que um oferece e o outro não tem. . O Fitness Hut, que foi a primeira marca de baixo custo em . Portugal, identifica-se como "premium low-cost" e tem . valores de frequência muito baixos: entre 4,40 a 8,80 euros por . semana, o que significa um mínimo de 17,60 euros e um máximo de . 35,20 euros por mês. Para praticar preços tão reduzidos, a cadeia . fornece pouquíssimos serviços. . Em vez de ser recebido por alguém à . entrada, faz check-in através de um dispositivo eletrónico, que . abre os torniquetes. No balneário não há secadores de cabelo, gel . de banho, creme ou bolas de algodão. O chuveiro tem um temporizador, . o que significa que a água se desliga constantemente e é preciso . carregar várias vezes até que venha água quente. Ninguém lhe dá . toalha de treino ou de banho, e caso se esqueça de alguma coisa não . há ninguém a quem pedir,mas sim uma máquina automática que vende . todo o tipo de artigos, desde lâminas de barbear a toalhas . descartáveis. Não há piscina, restaurante, spa ou cabeleireiro. . Não tem estacionamento gratuito (os sócios pagam 0,50 euros por hora). Nalgumas zonas do ginásio há infiltrações . de água. Se quiser fazer uma aula de grupo, tem de reservar . previamente através da sua conta na Internet ou numa das máquinas . existentes no ginásio. . Praticamente toda a interação com o clube é . digital, embora tenha monitores no ginásio a darem apoio presencial. . Se a única coisa que pretende são máquinas de última geração e . um espaço onde praticar aulas, então esta é uma opção a . considerar. Além disso, há muito poucas barreiras à entrada: sem . contratos, com inscrições online e cancelamento via e-mail. Mais ou . menos o mesmo que oferece a Pump Fitness Spirit, uma marca que também . surgiu em 2011 e se aproxima do conceito low-cost. . Mas não é por acaso que uma fatia significativa dos clientes dos . ginásios low-cost são pessoas que nunca andaram em health clubs. . Quem está habituado a uma experiência de exercício com todos os . serviços de um Holmes Place, Clube L ou Solinca vai sentir uma . grande diferença e poderá achar que a poupança de dinheiro não . compensa a lacuna. "Quando os ginásios low-cost apareceram, . havia a suposição de que os membros iriam simplesmente fazer a . troca e deixar os ginásios mais caros", explica Ray Algar. Não . é bem assim. . Um clube do Holmes Place ou da Virgin Active oferecem a toalha, . têm balneários com todo o tipo de amenidades, incluem piscina, . sauna, bar para refeições, até wi-fi e computadores, além de . serviços de nutrição e avaliação. Em troca, pedem mensalidades . na ordem dos 70 ou 80 euros. Está disposto a pagar?