O valor dos créditos abrangidos por moratória caiu para 1,2 mil milhões de euros em novembro, de 3,2 mil milhões de euros no mês anterior.
"A totalidade dos contratos em moratória termina hoje, dia 31 de dezembro de 2021", recorda o Banco de Portugal na sua última nota de informação estatística sobre moratórias de crédito, divulgada esta sexta-feira.
"No final de novembro de 2021, apenas 1,2 mil milhões de euros em empréstimos estavam abrangidos por esta medida, dos quais mil milhões de euros eram empréstimos concedidos a sociedades não financeiras e 0,1 mil milhões de euros a particulares", destaca.
A maioria dos empréstimos abrangidos pela moratória pública deixaram de beneficiar da medida no final de setembro. Permaneceram sob moratória, após aquele mês, apenas os empréstimos cuja adesão à medida ocorreu até ao fim de março deste ano.
A moratória pública foi uma das medidas adotadas em 2020 para ajudar as famílias e empresas a enfrentar a grave crise económica provocada pelas medidas adotadas na gestão da pandemia do novo coronavírus.
Também surgiram moratórias privadas, nomeadamente a da Associação Portuguesa de Bancos.
As moratórias ajudaram também a evitar que disparasse o nível de crédito malparado nos bancos.
Atualizada às 11H45 com mais informação