Vendas: Porque é que as bolas Berlim rendem mais que os gelados?

Publicado a

"Olha a bola de Berlim". A frase é conhecida e ecoa por muitas praias portuguesas. Há quem as faça e quem as compre em panificadoras a preços bem competitivos. A realidade é que saem mais ou menos ao preço de um gelado para o cliente, mas quem as vende consegue lucrar bem mais.

Nas praias, os preços da bola de Berlim com ou sem creme, variam entre os 1,20 e 1,50 euros, mas também já há quem arrisque a vendê-las por 2 euros. A maior parte dos vendedores têm contratos com panificadoras que asseguram a produção, vendem a preços baixos pelas grandes quantidades, aumentando as margens de lucro.

Uma panificadora de Lisboa explicou ao Dinheiro Vivo que na capital as bolas saem da panificadora a cerca de 0,50 cêntimos, valor três vezes menor do que aquele pelo qual são depois vendidas ao público.

No Algarve a procura nas Panificadoras é muito superior - e maior ainda a margem que os vendedores conseguem obter. Os pedidos chegam normalmente às duas centenas, por um preço de 0,35 euros por bola, como explicou Maria da Luz, responsável por uma Panificadora de Albufeira. Contas feitas, as bolas vendidas na praia chegam garantem um retorno de 328% para os vendedores.

Este negócio das praias veio substituir em grande parte a venda de gelados que predominava no areal português há uns 15/20 anos. Maria da Luz diz que "os gelados já não se veem", e lembra que não é uma realidade apenas do Algarve. "Agora é só bolas e bolacha americana".

A discussão volta às margens de lucro e ao preço de venda. Em marcas bem conhecidas dos portugueses, o placard indica um preço de venda recomendado, ou seja o vendedor não pode vender abaixo de certo valor, mas não tem limite para vender acima - exceto o valor a partir do qual o consumidor deixa de comprar. E sendo estes produtos (e os preços recomendados) tão conhecidos, há pouca tolerância para subidas de preços significativas - estaria disposto a pagar mais de 2 euros por um Cornetto?

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt