O Centro Social e Cultural da Meadela (CSCM) - em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo - inaugura, no próximo sábado, o seu mais recente projecto comunitário: o novo Pavilhão Desportivo, que representa um investimento de mais de 1,3 milhões de euros, foi projetado para dotar aquela freguesia, em Viana do Castelo, de uma infraestrutura capaz de apoiar os cerca de 13 mil habitantes, com especial destaque para o núcleo escolar de, aproximadamente, 500 alunos.
Financiado pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) em meio milhão de euros, o projeto contou com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Viana do Castelo, num acordo celebrado em 2009 e que assegurou 350 mil euros de investimento na infraestrutura. O Centro Social e Cultural da Meadela é ainda responsável pelos restantes 470 mil euros envolvidos no empreendimento, resultantes da atividade que desenvolve enquanto Instituição Privada de Solidariedade Social com uma forte componente de voluntariado.
São mais de dois mil metros quadrados que passarão a acolher as práticas desportivas na freguesia, colmatando a lacuna provocada pela inexistência de um espaço capaz de receber quer a população escolar, quer as diversas associações desportivas existentes. Este pavilhão desportivo "é resultado de muito esforço e de muito trabalho, uma vez que era nosso propósito, há muito, dotar a Meadela de um espaço capaz de acolher o desporto nas suas diversas vertentes. Poupámos muitas verbas ao longo dos últimos anos para poder realizar este investimento e queremos, a curto-prazo, continuar a dar novas valências (como um lar de idosos) a uma freguesia que tanta expressão tem na cidade de Viana do Castelo", destaca Nicolau Veríssimo, presidente do Centro Social e Cultural da Meadela. Recorde-se que o CSCM é uma IPSS criada em 12 de Fevereiro de 1981 que dispõe, actualmente, de uma equipa de 28 colaboradores distribuídos por uma creche que acolhe 85 crianças, um jardim de infância com 55 crianças inscritas e um Centro de Dia que dá apoio a 30 idosos.