Vinho: Douro recebe Concurso Mundial de Bruxelas 2027

Comissão Intermunicipal do Douro (CIM Douro) assinou o memorando que garante a vinda do prestigiado evento para Portugal daqui a dois anos
No ano passado, a sessão de brancos e tintos do Concurso Mundial de Bruxelas aconteceu em Guanajuato, no México
No ano passado, a sessão de brancos e tintos do Concurso Mundial de Bruxelas aconteceu em Guanajuato, no MéxicoCharles Piron
Publicado a

O anúncio foi feito esta quinta-feira, 20 de fevereiro: o Douro será palco do Concours Mondial de Bruxelles 2027, na sua sessão principal dedicada aos vinhos brancos e tintos, um evento que geralmente recebe mais de 15 mil inscrições e que envolve centenas de jurados internacionais, desde jornalistas a produtores. Durante uma semana, especialistas de todo o mundo têm formação sobre os vinhos da região onde estão instalados, visitam os produtores e provam mais de uma centena de vinhos às cegas.

O Dinheiro Vivo sabe que há muitos meses que uma equipa de profissionais de várias áreas e países estava a trabalhar para este desfecho. Não é a primeira vez que o País acolhe a sessão principal do CMB - aconteceu em 2006 em Lisboa, e em 2012 em Guimarães - mas recentemente só recebeu algumas das sessões mais pequenas, como foi o caso das provas de Sauvignon Blanc, em 2022, em Torres Vedras.

O regresso da sua sessão principal ao país é de vital importância para o setor, numa altura em que Portugal e tenta afirmar cada vez mais como um ator significativo em termos de qualidade das suas referências. E terá, também, um impacto financeiro significativo na região, uma vez que vai ser preciso acomodar e alimentar mais de três centenas de jurados, vindos de todo o mundo, bem como promoverá os produtores e vinhos do Douro.

Recorde-se que o mercado global de vinhos gera, atualmente e segundo dados do Statista, receitas superiores a 300 mil milhões de euros, e estima-se que esse valor possa chegar aos€600 mil milhões de euros em 2030.

Em comunicado enviado às redações, Luís Machado, presidente da CIM Douro, que engloba 19 municípios, refere que "é com enorme satisfação que anunciamos que o Douro será palco do Concurso Mundial de Bruxelas em 2027. A candidatura foi escolhida com base no reconhecimento da absoluta singularidade da região e pelas condições técnicas que a proposta apresentou. Esta é uma oportunidade única para mostrar ao mundo a excelência dos nossos vinhos e a beleza da nossa região. Estamos certos de que este evento será um marco na história quer do Douro, quer do Concurso Mundial de Bruxelas e contribuirá para o desenvolvimento económico e social da região demarcada e regulamentada mais antiga do mundo. Em colaboração com diversas entidades regionais e nacionais, estamos empenhados em garantir que este evento seja um sucesso ".

O Concours Mondial de Bruxelles é organizado pela Vinopres, uma consultora especializada com base na capital Belga, e existe desde 1994. Já há muitos anos, no entanto, que saiu da cidade de Tintin e começou a realizar-se noutros países por forma a promover a diversidade e o conhecimento de países e regiões produtores.

No ano passado, a sessão de bracos e tintos realizou-se em Guanajuato, no México, sendo que em 2025 será a Yunchuan, na China, a acolher o CMB.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt