Vini Jr é o primeiro jogador de futebol e o segundo desportista do mundo com maior valor de marketing, de acordo com o ranking anual da consultora britânica SportsPro Media, divulgado a 22 de outubro. Na lista, que avalia as 50 personalidades do desporto com maior “força de marca” e com mais “receitas de patrocínios”, não consta Rodri, o médio espanhol do Manchester City que bateu surpreendentemente o atacante do Real Madrid e da seleção do Brasil na corrida à Bola de Ouro. .O ranking, que existe desde 2010, tem como critérios de avaliação a capacidade global de cada um dos atletas e o potencial mercado que eles atingiram, tanto em envolvimento nas redes sociais quanto na questão económica. O impacto com parcerias e movimentos sociais ou meio-ambientais também foram levados em consideração..Nas contas apenas do futebol, Vini Jr. tornou-se o jogador mais “comercializável” do planeta em 2024, à frente de nomes como Lionel Messi, que ficou ficou em 5º, depois de ter liderado a lista em 2023, e de Cristiano Ronaldo, o vencedor em 2022, que agora se classificou em 9º. Kylian Mbappé foi o 7º. No geral, a ginasta norte-americana Simone Biles, que já havia ficado em primeiro em 2021, é a atleta com mais potencial de marketing..O estatuto sempre em crescendo de Vini Jr foi destacado por especialistas brasileiros ao Dinheiro Vivo. “No Brasil, depois da Era Neymar, que marcou época com feitos impressionantes dentro e fora de campo nos negócios, Vini Jr ocupou esse espaço em todas as frentes, está na seleção brasileira e numa equipa europeia de grande destaque global e ainda é a voz mais contundente do desporto hoje em dia na luta contra o racismo, motivos que explicam a sua projeção e a atratividade das marcas”, afirma Ivan Martinho, professor de marketing desportivo da ESPM..“Quanto mais ele brilha dentro de campo, mais audiência, fãs e marcas são atraídos. Indiscutivelmente, a performance está ligada ao interesse de qualquer uma dessas partes. O Vini Jr. tornou-se uma potência para as marcas”, opina Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing desportivo. “Em duas das últimas três temporadas, Vini foi decisivo na.competição mais importante do mundo, a Champions League, tanto frente às equipas mais qualificadas, quanto nas finais”, lembra Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports Brazil, empresa que agencia e gere a carreira de Vini Jr. “Ninguém foi tão marcante quanto ele no ‘topo da pirâmide’, e ser classificado como o mais valioso hoje não surpreende, é o mais decisivo neste desporto e é quem movimenta as maiores quantias”, completa..Dos 50 nomes divulgados, 28 são homens e 22 mulheres. O futebol, com 15, foi a modalidade com mais personagens. No top 5 do ranking das 50 maiores “estrelas do marketing” só Vini não está sediado no mercado norte-americano: 1-Simone Biles (EUA): ginástica; 2-Vini Jr. (Brasil): futebol, Real Madrid; 3-LeBron James (EUA): basquetebol, Los Angeles Lakers; 4-Caitlin Clark (EUA): basquete, Indiana Fever; 5-Lionel Messi (Argentina): futebol, Inter Miami. CR7, no citado 9º lugar, é o único português da lista..Em relação ao prémio da France Football, entretanto, o impacto financeiro da medalha de prata de Vini Jr foram uma “ninharia”: o craque do Real Madrid deixou de faturar cerca de um milhão de euros em bónus de contrato acordado na última renovação com o clube espanhol..NÚMEROS.2º.No total de todos os desportos, Vini Jr só é superado por Simone Biles em “valor de marketing”.9º.CR7, que ganhou o troféu em 2022, desta vez ficou abaixo mas ainda no top-10. Foi o único português da lista.1 000 000.Valor, em euros, que Vini Jr ganharia se tivesse levantado a Bola de Ouro, de acordo com o contrato com o Real Madrid