Vini Jr não ficou com a bola, mas ainda vale muito ou

No ranking da SportsPro Media, o brasileiro é a maior _estrela do marketing_ no futebol acima de Messi, Mbappé e CR7. Rodri, por outro lado, não consta da lista.
Vini Jr, jogador brasileiro do Real Madrid. Foto: All-Pro Reels
Vini Jr, jogador brasileiro do Real Madrid. Foto: All-Pro Reels
Publicado a

Vini Jr é o primeiro jogador de futebol e o segundo desportista do mundo com maior valor de marketing, de acordo com o ranking anual da consultora britânica SportsPro Media, divulgado a 22 de outubro. Na lista, que avalia as 50 personalidades do desporto com maior “força de marca” e com mais “receitas de patrocínios”, não consta Rodri, o médio espanhol do Manchester City que bateu surpreendentemente o atacante do Real Madrid e da seleção do Brasil na corrida à Bola de Ouro. 

O ranking, que existe desde 2010, tem como critérios de avaliação a capacidade global de cada um dos atletas e o potencial mercado que eles atingiram, tanto em envolvimento nas redes sociais quanto na questão económica. O impacto com parcerias e movimentos sociais ou meio-ambientais também foram levados em consideração.

Nas contas apenas do futebol, Vini Jr. tornou-se o jogador mais “comercializável” do planeta em 2024, à frente de nomes como Lionel Messi, que ficou ficou em 5º, depois de ter liderado a lista em 2023, e de Cristiano Ronaldo, o vencedor em 2022, que agora se classificou em 9º. Kylian Mbappé foi o 7º. No geral, a ginasta norte-americana Simone Biles, que já havia ficado em primeiro em 2021, é a atleta com mais potencial de marketing.

O estatuto sempre em crescendo de Vini Jr foi destacado por especialistas brasileiros ao Dinheiro Vivo. “No Brasil, depois da Era Neymar, que marcou época com feitos impressionantes dentro e fora de campo nos negócios, Vini Jr ocupou esse espaço em todas as frentes, está na seleção brasileira e numa equipa europeia de grande destaque global e ainda é a voz mais contundente do desporto hoje em dia na luta contra o racismo, motivos que explicam a sua projeção e a atratividade das marcas”, afirma Ivan Martinho, professor de marketing desportivo da ESPM.

“Quanto mais ele brilha dentro de campo, mais audiência, fãs e marcas são atraídos. Indiscutivelmente, a performance está ligada ao interesse de qualquer uma dessas partes. O Vini Jr. tornou-se uma potência para as marcas”, opina Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing desportivo.
“Em duas das últimas três temporadas, Vini foi decisivo na

competição mais importante do mundo, a Champions League, tanto frente às equipas mais qualificadas, quanto nas finais”, lembra Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports Brazil, empresa que agencia e gere a carreira de Vini Jr. “Ninguém foi tão marcante quanto ele no ‘topo da pirâmide’, e ser classificado como o mais valioso hoje não surpreende, é o mais decisivo neste desporto e é quem movimenta as maiores quantias”, completa.

Dos 50 nomes divulgados, 28 são homens e 22 mulheres. O futebol, com 15, foi a modalidade com mais personagens. No top 5 do ranking das 50 maiores “estrelas do marketing” só Vini não está sediado no mercado norte-americano: 1-Simone Biles (EUA): ginástica; 2-Vini Jr. (Brasil): futebol, Real Madrid; 3-LeBron James (EUA): basquetebol, Los Angeles Lakers; 4-Caitlin Clark (EUA): basquete, Indiana Fever; 5-Lionel Messi (Argentina): futebol, Inter Miami. CR7, no citado 9º lugar, é o único português da lista.

Em relação ao prémio da France Football, entretanto, o impacto financeiro da medalha de prata de Vini Jr foram uma “ninharia”: o craque do Real Madrid deixou de faturar cerca de um milhão de euros em bónus de contrato acordado na última renovação com o clube espanhol.

NÚMEROS

No total de todos os desportos, Vini Jr só é superado por Simone Biles em “valor de marketing”

CR7, que ganhou o troféu em 2022, desta vez ficou abaixo mas ainda no top-10. Foi o único português da lista

1 000 000

Valor, em euros, que Vini Jr ganharia se tivesse levantado a Bola de Ouro, de acordo com o contrato com o Real Madrid

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt