Visabeira compra norte-americana Verità e prevê duplicar receita nos EUA

Verità desenvolve serviços de engenharia nas redes fixas e móveis de telecomunicações. Foi criada em 2013 e tem atividade em 18 dos 50 Estados norte-americanos, empregando 500 pessoas. Negócio foi feito com a subsidiária Constructel.
Nuno Marques, CEO do grupo Visabeira. Foto: Maria João Gala / Global Imagens
Nuno Marques, CEO do grupo Visabeira. Foto: Maria João Gala / Global Imagens
Publicado a

O grupo Visabeira, através da sua subsidiária Constructel, adquiriu a norte-americana Verità Telecommunications Corporation, que desenvolve serviços de engenharia de redes de telecomunicações fixas e móveis, foi esta sexta-feira anunciado.

O valor do negócio não revelado, mas, em comunicado, o conglomerado de Viseu realça que a Veritá tem uma faturação anual acima dos cem milhões de dólares ( cerca de 93 milhões de euros), fornecendo serviços de engenharia, construção e manutenção de infraestruturas de rede, na região Centro dos EUA, sobretudo nas regiões dos Grandes Lagos e Centro-Oeste. A empresa emprega 500 pessoas.

O grupo português prevê ter o negócio concluído até ao final de julho, com expectativa que o novo ativo permita duplicar as receitas da Constructel nos EUA para os 250 milhões de dólares (233 milhões de euros aproximadamente).

Para o presidente do grupo Visabeira, e também da subsidiária Constructel, a aquisição da Verità permitiriá equilibrar o "crescimento nos setores da energia e das telecomunicações". 

"À medida que executamos a nossa estratégia de expansão nos Estados Unidos, onde temos fortes ambições de longo prazo, este investimento desempenhará um papel fundamental.” "Estou confiante de que podemos alavancar sinergias comerciais e operacionais para concretizar as aspirações dos nossos clientes e alcançar uma trajetória de crescimento e de lucro sustentado", realça, revelando que o objetivo nos EUA, e também na Europa, passará por mais aquisições.

"A robustez do nosso balanço permitir-nos-á continuar a prosseguir as nossas prioridades de crescimento e a nossa estratégia de aquisições nos próximos anos, na Europa e nos EUA", afirma.

Criada em 2013 por Michael Falsetti, a empresa com sede no Michigan e com escritórios nos Estados de Ohio, Indiana, Illinois e Missouri, desenvolve atividade em 18 dos 50 Estados norte-americanos. A companhia serve gigantes das telecomunicações norte-americanas como a AT&T, a Verizon ou a T-Mobile. A Altice USA não consta da lista que se encontra no site da Verità.

Falsetti encara o negócio como uma parceria. “Esta parceria estratégica permitir-nos-á acelerar o nosso crescimento, não só proporcionando novas oportunidades para melhor servir os nossos atuais clientes e facilitar novos relacionamentos, mas também fomentando a transformação digital e de gestão que já estava a ganhar forma", salienta.

A Veritá continuará a ser liderada pela atual equipa de gestão, chefiada por Michael Falsetti.

A Verità é a décima aquisição da Visabeira, através da Constructel, desde 2021. Nos EUA, a subsidiária já detinha a J.F Edwars, uma empresa com 75 anos de atividade que fornece serviços de construção de sistemas de eletricidade.

A Constructel é a subsidiária do conglomerado viseense para a área das telecomunicações e energia. 

De acordo com o comunicado do grupo, as receitas e as margens dos lucros antes de impostos e depreciações (EBITDA) da Constructel crescem a dois dígitos, desde 2021. Além de Portugal e EUA, a subsidiária opera também em França, Bélgica, Reino Unido, Irlanda, Itália, Dinamarca, Alemanha, Suécia e Espanha, reportando uma faturação global anual acima dos mil milhões de euros.

Nos 11 países onde desenvolve atividade, a Constructel emprega  5 900 pessoas. Esta subsidiária é detida em 78,13% pela Visabeira e 21,87% pelo banco norte-americano Goldman Sachs.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt