Volkswagen Digital Solutions promove empreendedorismo interno em Portugal

A competição RoadExplorers procura novas ideias de inovação, processos de trabalho e metodologia para aplicar dentro do hub tecnológico da Volkswagen no nosso país.
Volkswagen Digital Solutions promove empreendedorismo interno em Portugal
DR
Publicado a

O hub tecnológico Volkswagen Digital Solutions (VWDS), da fabricante alemã de automóveis em Portugal, está à procura de ideias inovadoras, através da promoção do empreendedorismo interno para melhorar processos de trabalho e metodologias. Como explica ao Dinheiro Vivo Marcelo Afonso Knakiewicz, engineering manager na VWDS e responsável por este programa, o RoadExplorers, ao incentivar ideias internas, a empresa mantém um fluxo constante de inovação, assegurando a sua relevância e capacidade de responder rapidamente às exigências de um mercado competitivo e em constante transformação.

Uma vez que as pessoas que trabalham na organização já estão familiarizadas com os processos, produtos, cultura e desafios da empresa, esse conhecimento capacita-as a identificar oportunidades de melhoria e a propor soluções mais práticas e impactantes, alinhadas com os objetivos estratégicos da Volkswagen, minimizando eventuais falhas na sua implementação, acrescenta Marcelo Afonso. “Além disso, promover projetos de intraempreendedorismo como este fomenta um ambiente no qual os colaboradores sentem-se valorizados e motivados para contribuir ativamente para o crescimento da empresa”, prossegue. “Ouvir as nossas pessoas, dar-lhes palco e provar que, de facto, a sua opinião e inputs importam é muito importante para nós e faz a diferença no mindset das pessoas que trabalham connosco.”

As ideias vencedoras, explica a empresa em comunicado enviado aos jornalistas, “recebem investimento, mentoria e recursos para torná-las realidade e implementá-las na VWDS”. Este processo vai desde a criação da própria equipa, o desenvolvimento da ideia e até ao seu financiamento e implementação. “No decorrer dos seis meses que as equipas dispõem para passar a sua solução da teoria para a prática, as equipas podem recolher feedback e aperfeiçoar o seu projeto, com base em insights reais de colegas e especialistas dos respetivos setores”, acrescenta ao DV o responsável pelo programa RoadExplorers. “A VWDS compromete-se a apoiar as equipas financeiramente e na disponibilização de quaisquer outros meios e ferramentas necessários.”

Com uma equipa de cerca de 700 profissionais com perfil tecnológico, representando mais de 30 nacionalidades de países como a Sérvia, Brasil, Irlanda, Roménia, África do Sul, Índia, Alemanha e Portugal, a VWDS identificou no programa RoadExplorers uma oportunidade para aliar a investigação e desenvolvimento a uma abordagem estratégica de gestão de pessoas, contextualiza a empresa.

Em 2023, na primeira edição, que recebeu 12 candidaturas, a VWBridge saiu vencedora, ao criar uma plataforma interna que promove a colaboração entre os funcionários das três unidades tecnológicas da empresa. Este ano, foi premiado o Olympus, uma ferramenta desenhada para auxiliar o departamento de Recursos Humanos através da automatização de tarefas. “Reconhecemos que a chave no futuro da digitalização é a ‘inovação’ e queremos, enquanto Hub Tecnológico do Grupo VW, em Portugal, desafiar as nossas pessoas a responderem a novos desafios, fomentando, em simultâneo, a inovação e aprendizagem constante”, garante Marcelo Afonso Knakiewicz. “Ao estimularmos a criatividade e o empreendedorismo internamente, estamos também a contribuir para a formação de profissionais cada vez mais inovadores, colaborativos e orientados para a solução de problemas.”

Criada em 2018, a VWDS promove, em paralelo, competições focadas em desafios específicos de produtos (hackathons), numa "maratona de hacking" que, “em contexto criativo, propõem-se soluções inovadoras ou pouco convencionais para responder a desafios”, pode ler-se no mesmo comunicado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt