
O volume de negócios nos serviços subiu 4,7% no primeiro trimestre, em termos homólogos, tendo avançado 5,1% em março, face ao mesmo mês de 2023, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo o INE, no primeiro trimestre do ano, o volume de negócios nos serviços aumentou 4,7% em termos homólogos, contra 4,6% no trimestre anterior. Tendo em conta os índices não ajustados de sazonalidade e de efeitos de calendário, as variações foram de 4,4% e 4,2%, respetivamente, acrescenta o instituto.
Apenas no mês de março, o instituto estatístico detalha que o índice de volume de negócios nos serviços cresceu 5,1%, contra 4,6% em fevereiro e 17,1% um ano antes.
A variação mensal do índice total foi de 2,6% em março, contra 2,2% no mesmo mês do ano passado e 0,9% em fevereiro.
Em março, as atividades de informação e de comunicação constituíram a única das seis secções do índice com uma variação homóloga negativa, ao recuarem 5,1%, e a representarem -0,9 pontos percentuais na taxa geral.
Em sentido inverso, as atividades imobiliárias tiveram um crescimento de 19,0% em termos homólogos, seguindo-se atividades administrativas e dos serviços de apoio (10,2%) e alojamento, restauração e similares (8,8%), que tiveram contributos de 0,7, 1,7 e 1,8 pontos percentuais, respetivamente.
Com taxas de variação homólogas de 5,9% e 3,4%, respetivamente, as secções de atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares e de transportes e armazenagem contribuíram, ambas, com 0,9 pontos percentuais para a taxa de variação homóloga do volume de negócios nos serviços em março.
Os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas, ajustados de efeitos de calendário, apresentaram variações homólogas de 4,4%, 12,0% e -0,3%, respetivamente (em comparação com 5,4%, 12,6% e 0,9% em fevereiro).