Em quatro anos, a plataforma de crédito online Younited em Portugal foi solicitada em 7,52 mil milhões de euros para crédito ao consumo, traduzidos em 824 mil pedidos. A média do valor das solicitações rondou os nove mil euros e o prazo de pagamento foi de 62 meses, revela a empresa na nota enviada às redações.
Presente no nosso país desde 2018, a companhia francesa atua sobre o modelo marketplace online, através do qual é possível pedir um empréstimo diretamente a uma comunidade de investidores constituída por particulares, empresas, seguradoras, fundações e outros.
Quanto à finalidade dos empréstimos, os portugueses pediram dinheiro sobretudo para fazer obras em casa, consolidar créditos (junção de vários empréstimos num só para passar a pagar apenas uma única prestação mensal) e comprar carros usados. Relativamente ao perfil dos que recorreram à Younited para obter liquidez, são sobretudo homens, na casa dos 40 anos, solteiros e com uma remuneração média de 1200 euros.
A empresa revela ainda que Açores, Viana do Castelo, Madeira e Lisboa foram as regiões onde se registaram mais clientes a pedir empréstimos.
"Não só fomos os primeiros a implementar um processo [de créditos] 100% online, como registámos uma taxa de crescimento de mais de 100% ao ano", afirma Annie Criscenti, deputy CEO da Younited em Portugal. "Os resultados e o crescimento que temos alcançado ano após ano demonstram o sucesso da nossa oferta de crédito rápido, simples, transparente, com segurança e sem compromisso", destaca a responsável.
No início deste ano, a fornecedora de crédito anunciou um crescimento recorde em 2021, dando conta de um aumento das vendas global superior a 140% para 1,2 mil milhões de euros.
Notícia atualizada a 26 de julho de 2022, às 12h10
Por lapso, o título do comunicado enviado à redação indicava que a Younited tinha concedido 7,5 milhões de euros em crédito. Posteriormente à publicação do artigo, a empresa esclareceu que esse valor referia-se ao volume de créditos solicitados.