Anacom lança portal de informação sobre telecomunicações para imigrantes

Regulador das comunicações estima que existam 250 mil consumidores estrangeiros com contratos de telecomunicações junto dos operadores nacionais. Plataforma está disponível a partir desta sexta-feira, tendo sido desenvolvida em conjunto com a Direção-Geral do Consumidor e o Centro Europeu do Consumidor.
Anacom lança portal de informação sobre telecomunicações para imigrantes
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O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação assinala-se esta sexta-feira e para assinalar a efeméride a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) lançou o Com4Expats (Communication For Expats), um portal de informação criado para esclarecer dúvidas dos consumidores estrangeiros a residir em Portugal, sobre serviços de comunicações eletrónicas.

O portal foi desenvolvido em conjunto com a Direção-Geral do Consumidor e o Centro Europeu do Consumidor, e surge após o contacto com "várias organizações" que representam a comunidade estrangeira, como a Digital Nomad Association Portugal e a Digital Nomads Madeira Islands.

"Estima-se que já existam em Portugal mais de 250 mil utilizadores de serviços de comunicações eletrónicas estrangeiros não falantes de português", de acordo com uma nota informativa da Anacom enviada à redação.

A plataforma serve como um guia para os imigrantes, sendo o principal objetivo ajudar os consumidores estrangeiros a "compreender as condições contratuais de serviços essenciais para a vida pessoal e profissional, incluindo os serviços de comunicações eletrónicas". A comunidade imigrante em Portugal tem crescido e o regulador dá conta que a subscrição dos serviços dos operadores por estrangeiros tem levantado dúvidas.

O site www.com4expats.pt oferece informação sobre as telecomunicações nacionais em língua inglesa, incluindo "vídeos sobre as dúvidas práticas que se colocam a estes consumidores".

O portal ainda inclui uma área com os contactos mais relevantes para a resolução de problemas, "como centros de arbitragem de conflitos de consumo, garantindo que os utilizadores tenham acesso fácil a informações vitais para a sua adaptação e bem-estar no país".

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