Marca própria do Continente no alimentar valeu 750 milhões em 2021

Nova diretora adianta que nos últimos dois anos foram reduzidos níveis de sal, açúcar e gordura em mais de 200 produtos.
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A inovação e a diferenciação de produtos fidelizam clientes, e para a marca própria do Continente essa é bandeira principal. A dois meses de celebrar os 31 anos de existência, a marca tem uma nova diretora que quer manter a qualidade do trabalho feito até aqui e continuar a inovar.

Tânia Lucas tem a missão de liderar aquela área de negócio da MC (antiga Sonae MC) nos próximos três anos e está consciente do peso que a marca tem. Na área alimentar, representou, em 2021, cerca de 750 milhões de euros e teve um crescimento nos últimos dois anos superior a 20%, ou seja, mais 125 milhões de euros. E, como um todo, significa mais de 44% das vendas.

Com estes números em mente, a nova diretora da marca pretende alinhar-se com as novas tendências de consumo e as novas necessidades e exigências do consumidor.

"A inovação, conforme a temos visto nos últimos anos, tem andado muito focada naquilo que é a nutrição saudável e nas preocupações relacionadas com o bem-estar físico e com comermos melhor, já que somos cada vez mais aquilo que comemos", afirma a responsável, adiantando que, nos últimos dois anos, mais de 200 produtos de marca própria foram intervencionados para retirar, eliminar ou reduzir os principais ingredientes indesejáveis. Leia-se o açúcar, as gorduras saturadas e o sal.

Ainda na área da nutrição saudável, a marca tem a ambição de reforçar a gama de produtos biológicos Continente Bio, de forma a dar aos clientes novas opções.


Mas o trabalho de Tânia Lucas e da sua equipa não vai focar-se apenas na alimentação saudável. Além de querer reforçar a gama Continente como um todo, a sustentabilidade é uma área dominante e a preocupação em deixar uma pegada ambiental menor revelou-se com o lançamento da gama Continente Eco. "Para garantir que o circuito é fechado no final e que o consumidor tem informação mais assertiva para poder reciclar as embalagens dos produtos, foi desenvolvida uma iconografia em conjunto com a Sociedade Ponto Verde para promover a reciclagem", sublinha a gestora.

Um dos produtos mais procurados da marca própria são as cápsulas de café, um sistema exclusivo da marca Continente. Com a progressão da pandemia de covid-19 e com os confinamentos, acabaram por se tornar num dos produtos best-seller e que tiveram uma expressão muito grande, em termos de alavancagem de vendas. Mas depois do café bebido ficam as cápsulas usadas, que têm de ter um destino. E é no sentido de dar uma nova vida a esses materiais, que está a ser desenvolvido um projeto-piloto em cinco lojas Continente. "Pretendemos que o consumidor venha colocar as cápsulas nessa espécie de ecoponto, que são para a recolha exclusiva das cápsulas de café, sejam de que sistema for. Trabalhamos com uma entidade que faz a separação dos materiais que podem ser reciclados - o plástico das cápsulas ou o alumínio - e depois há a reutilização das borras do café para outros subprodutos", revela Tânia Lucas, que espera que o projeto cresça nos próximos anos.

No último ano o desenvolvimento da Marca Própria Continente tem contado com a participação dos clientes através de comunidades online no Facebook, - onde já existem cerca de 100 participantes. Nestes grupos fechados são lançados desafios semanais para avaliar lançamentos de novos produtos, propostas de imagem e de embalagem, e vários outros temas.

Por exemplo, foi nestas comunidades que foi avaliada a gama +Proteína (iogurtes líquidos proteicos, lançados em 2021) e foram os clientes que escolheram o nome desta gama de produtos e também a sua imagem (de entre várias propostas, optaram pela embalagem preta, e decidiram as comunicações que deveriam ter mais destaque).

Em laboratório sensorial, existem cerca de 350 provadores que, em prova "cega" escolheram os diferentes sabores (café, baunilha, banana e chocolate, entre outros) e garantem que os produtos Continente são sempre os melhores avaliados entre os produtos comparáveis já existentes em outras marcas do mercado (sempre descaracterizados, para garantir resultados imparciais).

O desafio mais próximo que Tânia Lucas tem começa já segunda-feira, com o início da Feira da Marca Própria, em todas as lojas Continente e Continente Bom Dia. Para aquela responsável foi bastante "desafiante" acondicionar a feira em todas as lojas, devido às diferentes tipologias das mesmas. O certame, que dura até 6 de março, vai contar com cerca de 100 produtos - os que são mais relevantes em termos de vendas - e alguns vão estar à venda com desconto.

Para ir de encontro ao bolso dos consumidores foram criados packs poupança, que contêm os produtos de cabaz básico mais procurados - arroz e massa - em tamanhos maiores e com 25% de desconto. O famoso café Continente também está incluído nestes pacotes. M.C.

(Notícia atualizada com a nova designação da área de negócio MC)

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