Lisboetas mudam mais de fornecedor de eletricidade: disparidade com Porto e outras cidades surpreende

Lisboa e Porto continuam a ser os principais polos de mudança de tarifa de energia em Portugal, mas a diferença entre a capital e outras cidades levanta questões sobre o comportamento dos consumidores
Lisboetas mudam mais de fornecedor de eletricidade: disparidade com Porto e outras cidades surpreende
Publicado a

Segundo a amostra de dados do ComparaJá.pt referentes a janeiro de 2025, Lisboa concentra 27,26% das novas subscrições, enquanto o Porto surge em segundo lugar, com 19,15%.

A diferença entre estas duas cidades já é significativa, mas torna-se ainda mais evidente quando comparada com outros distritos. Setúbal ocupa o terceiro lugar com 10,30% e Aveiro segue em quarto com apenas 6,62%. Poderá existir desconhecimento dos consumidores na adesão à mudança de comercializador de energia,visto que mudar para contratos mais baratos no mercado livre é uma opção gratuita.


Onde se muda mais de tarifa de energia?

Fonte dos dados: https://www.comparaja.pt/energia

O que justifica esta concentração nas grandes cidades?

Esta discrepância pode ser explicada por vários fatores: nas grandes cidades, o maior número de consumidores gera um fluxo de informação mais intenso sobre tarifas e poupança energética, além de uma concorrência mais forte na comunicação comercial entre fornecedores, o que incentiva a procura por melhores ofertas.

Por outro lado, em cidades, onde os números são consideravelmente mais baixos, pode haver fatores como “um menor nível de digitalização do consumidor ou simplesmente desconhecimento de que é possível mudar de comercializador de forma gratuita e atingir poupanças superiores a €800 por ano”, afirma José Trovão, Diretor de Energia do ComparaJá.

Comparar é a chave para poupar

Os dados do Relatório do Mercado de Energia de Janeiro também reforçam a importância de comparar tarifas de energia para encontrar as melhores opções. Para diferentes perfis de consumo, como casais sem filhos ou famílias numerosas, as diferenças de preço entre comercializadores podem ultrapassar os 70 euros por mês, representando uma poupança significativa ao longo do ano.

Fonte dos dados: https://www.comparaja.pt/energia

No início de 2025, 78,20% dos consumidores optaram por contratos de eletricidade apenas, enquanto 19,61% escolheram contratos duais (eletricidade e gás). Curiosamente, 93% dos contratos celebrados foram para tarifas simples, o que demonstra que a maioria dos consumidores prefere evitar as opções bi-horárias e tri-horárias.

Como inverter a tendência?

Para que mais consumidores fora de Lisboa e Porto tirem partido da poupança possível na mudança de tarifa de energia, é essencial apostar na disseminação de informação e na simplificação dos processos de adesão. Plataformas como o ComparaJá.pt permitem que qualquer consumidor encontre rapidamente a opção mais vantajosa, adaptada ao seu perfil de consumo, e sem pagar mais por isso.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt