Ainda falta uma semana para a inauguração da quarta loja Ikea em Portugal. Braga está praticamente a postos para antecipar a "enchente" da Semana Santa e a loja de origem sueca fez o trabalho de casa para rentabilizar o investimento de 25 milhões de euros que ficou pronto em tempo recorde: seis meses.."Seis meses foi rápido, até para nós", confessou António Machado, diretor de Expansão da marca sueca em Portugal, durante a apresentação da loja a jornalistas e bloggers. A "enorme vontade" de abrir na capital do Minho justificou a execução breve, mesmo a tempo de antecipar a habitual "romaria" de galegos à região durante a Páscoa.."Não abrimos a pensar nos espanhóis, o mercado português é suficiente para fazermos o investimento. Mas é certo que Braga lhes fica mais perto do que Matosinhos e até fica mais perto do que a Corunha para um galego", adiantou o responsável..Os 22 mil metros quadrados de Ikea integrados no novo Centro Comercial Nova Arcada - que será inaugurado também no dia 17 de março - foram uma inovação para a própria Ikea. "Foi uma oportunidade única de abrirmos uma loja dentro de um centro comercial que já existia e foi um desafio porque tivemos de adaptar o conceito à área que existia", explicou António Machado. A loja de Braga é também diferente na disposição: juntou na mesma zona todas as áreas ligadas à alimentação (café, restaurante e loja), tem seis portas de entrada (voltadas para vários pontos do shopping) e duas de saída em dois pisos diferentes.."Queremos que os clientes tenham facilidade em entrar, comprar dois guardanapos, se for caso disso, e sair rapidamente", explicou Koray Saner, o diretor da loja..Já sabe o segredo dos nomes esquisitos dos móveis da Ikea?.Parte da adaptação da loja passou também pelo estudo das casas dos portugueses no Norte. Segundo Koray Saner, "o tamanho das casas no norte é por norma maior e a disposição interior é diferente em relação ao centro e sul do país, sendo muito mais comum, por exemplo, uma área dedicada a lavandaria"..Essas diferenças, explicadas pela designer Paula Figueiredo, incluem também, na cidade de Braga, "corredores muito estreitos com muitas portas e com pouca arrumação" - ou seja, potencial para o "especialista sueco em arrumação" encontrar soluções..Assim, também os 47 cenários construídos na loja traduzem esses espaços: a casa partilhada (67% vive com alguém) por vários estudantes ou pelo casal com um filho (33% dos locais), em que 65% tem lavandaria e 22% possui lareira. A falta de soluções específicas de reciclagem que a Ikea encontrou na cidade (46% dos 61% que reciclam) é também uma oportunidade de negócio particularmente visada..O investimento em Braga criou 250 postos de trabalho diretos e insere-se numa estratégia de expansão da marca sueca no nosso país com vista a totalizar dez lojas até 2025. Ao todo, a Ikea terá investido 1,1 mil milhões de euros nessa data. No primeiro semestre de 2017 será inaugurada a loja, centro comercial e outlet de Loulé e, depois disso, outras localizações serão anunciadas..Sabia que durante o primeiro mês de recrutamento para a nova loja de Braga, a Ikea recebeu 20 mil currículos?."De certeza que havemos de procurar um local no Centro do país, depois em Lisboa e no Porto, onde ainda há espaço para crescer, dado que é onde as pessoas vivem. Não temos loja na margem sul, nem no centro de Lisboa, bem como no Porto e em Gaia. Ainda temos muito potencial para explorar em Portugal", desvendou António Machado.