A Altice Portugal comunicou esta sexta-feira aos clientes da Meo os valores concretos das subidas de preços dos serviços em 2024. No entanto, ao contrário de outros anos, não foi divulgado no site da Meo a tabela com as novas condições, que costuma apresentar os preços do ano corrente e do ano anterior evidenciando as variações nos diferentes serviços e tarifários.."Informamos que a 1-02-2024, após publicação pelo INE - Instituto Nacional de Estatística do Índice de Preços no Consumidor [indicador que mede a inflação] relativo ao ano civil completo de 2023, disponivel em meo.pt/precos-2024, a mensalidade do seu servico será atualizada em 4,3 p/cento", indicam as mensagens recebidas esta sexta-feira por diferentes clientes da Meo, à qual o Dinheiro Vivo (DV) teve acesso..No link disponibilizado pelo operador, os clientes encontram uma nota da Meo que justifica o encarecimento dos serviços com a necessidade de se "continuar a investir num serviço de qualidade". Os clientes só conseguem mesmo saber em quanto a sua mensalidade será aumentada acedendo à área reservada a clientes, encontrando a informação sobre os preços na respetiva caixa de mensagens..Num dos casos relatados ao DV, está em causa um pacote de serviços (televisão; internet fixa; telefone fixo; e internet móvel com quatro cartões de telemóvel associados) cuja fatura mensal ascende hoje a 81,05 euros. Ora, "o valor global de atualização da(s) mensalidade(s) associadas ao pacote será de 3,30 euros, IVA incluído", a partir de 1 de fevereiro. Ou seja, este cliente passará a pagar 84,35 euros mensais em 2024. Num ano, vai gastar mais cerca de 40 euros em telecomunicações do que em 2023. .O DV contactou fonte oficial da dona da Meo com o propósito de saber se o operador vai, ainda, divulgar no respetivo site a tabela de preços para 2024, mas até à publicação deste artigo não obteve qualquer resposta..A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) acusou recentemente as três principais telecom nacionais (Meo/Altice; NOS; e Vodafone) de falta de transparência na comunicação das subidas de preços aos clientes. E a Deco Proteste sugere aos consumidores que, se confrontados com uma atualização de preços, verifiquem se no contrato em vigor consta a cláusula que refere a possibilidade da atualização anual de preços com base na inflação..As principais empresas de telecomunicações tinham anunciado em dezembro a subida dos preços dos serviços e tarifários em linha com a variação média anual da inflação de 2023 (4,3%). Antes da Meo, a Vodafone revelou no dia 15 que vai aumentar os preços dos pacotes de serviços até 5,41 euros mensais. A NOS revela o valor dos aumentos no dia 23 de janeiro..Os preços das telecomunicações já tinham encarecido até 7,8% em 2023, devido à escalada da inflação em 2022. Somando esse aumento à atualização de 2024, as famílias sentem os preços das telecomunicações agravarem-se até um máximo acima dos 12%, em dois anos apenas..Desde 2017 que os operadores começaram a introduzir novas cláusulas contratuais, seja em novos contratos ou renegociações, prevendo atualizações anuais dos preços com base na taxa de inflação do ano anterior, excluindo a possibilidade de rescisão do contrato sem custos. Contudo, a lei enquadra situações específicas (desemprego é uma delas) em que os clientes podem rescindir contratos sem custos..O aumento dos preços nas telecomunicações afeta essencialmente os assinantes de ofertas em pacote. Segundo a Anacom, registavam-se 4,6 milhões de subscritores de pacote de serviços no final do terceiro trimestre de 2023.