Mercado automóvel português cresce 15,8% em 2016

Renault, Peugeot e Volkwagen foram as três marcas mais vendidas em Portugal
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O mercado automóvel português cresceu 15,8% em 2016 em comparação com o ano anterior para as 247 343 unidades. Os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) mostram uma subida de 16,2% no segmento dos carros ligeiros de passageiros, para 207 345 veículos. Renault, Peugeot e Volkswagen foram as três marcas mais vendidas em Portugal.

"No total do ano de 2016 foram comercializados em Portugal 247.343 veículos automóveis ligeiros e pesados, o que representou uma variação homóloga positiva de 15,8 por cento, e que poderá constituir o culminar de um processo de recuperação do mercado após as fortes quebras registadas no período de crise", refere a ACAP em nota enviada às redações.

A associação liderada por Helder Pedro alerta, no entanto, para um menor crescimento das vendas nos próximos anos. "A retoma gradual do mercado para níveis anteriores à crise poderá estar concluída, sendo previsível que futuros aumentos das vendas se venham a traduzir em taxas de crescimento mais moderadas, refletindo a dinâmica da economia e do emprego".

A Renault voltou a ser a marca mais vendida em Portugal, tendo crescido 26,5% em 2016 para as 25 861 unidades. A quota de mercado cresceu dos 11,45 para os 12,47%, o que quer dizer que um em cada oito carros ligeiros comprados em Portugal pertencem a esta marca francesa.

A Peugeot fechou o ano no segundo lugar por troca com a Volkswagen. A "marca do leão" vendeu 19 864 veículos, crescendo 19,9%. A marca alemã estagnou em 2016, tendo registado 17 031 automóveis, uma melhoria de apenas 0,8%.

Aliás, estagnação ou recuo são duas palavras comuns às marcas do gigante automóvel alemão no ranking de 2016. A Audi cresceu 0,5% no ano passado e a Skoda caiu 7,5%; a Seat é a exceção, ao ter vendido 20,7% mais carros do que em 2015.

No segmento premium (carros de gama superior), a Mercedes voltou a ficar à frente da BMW pelo segundo ano consecutivo. A marca de Estugarda vendeu 15 308 carros ligeiros, enquanto a BMW registou 14 261 carros. Ambas as insígnias conseguiram comercializar mais carros mas ambas também perderam quota de mercado.

Vendas em dezembro

No último mês do ano e em véspera de mais um aumento de impostos, as vendas de carros ligeiros aceleraram 29,4%. Renault e Peugeot mantiveram os dois primeiros lugares, enquanto o terceiro lugar foi disputado pela Nissan e pela Volkswagen, que habitualmente ocupa a última posição do pódio. O 'bronze' acabou por ir parar à marca japonesa por um carro (1112 face aos 1111 da VW).

(INotícia atualizada às 17h49 com mais informação)

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