O mercado automóvel português cresceu 15,8% em 2016 em comparação com o ano anterior para as 247 343 unidades. Os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) mostram uma subida de 16,2% no segmento dos carros ligeiros de passageiros, para 207 345 veículos. Renault, Peugeot e Volkswagen foram as três marcas mais vendidas em Portugal.."No total do ano de 2016 foram comercializados em Portugal 247.343 veículos automóveis ligeiros e pesados, o que representou uma variação homóloga positiva de 15,8 por cento, e que poderá constituir o culminar de um processo de recuperação do mercado após as fortes quebras registadas no período de crise", refere a ACAP em nota enviada às redações..A associação liderada por Helder Pedro alerta, no entanto, para um menor crescimento das vendas nos próximos anos. "A retoma gradual do mercado para níveis anteriores à crise poderá estar concluída, sendo previsível que futuros aumentos das vendas se venham a traduzir em taxas de crescimento mais moderadas, refletindo a dinâmica da economia e do emprego"..A Renault voltou a ser a marca mais vendida em Portugal, tendo crescido 26,5% em 2016 para as 25 861 unidades. A quota de mercado cresceu dos 11,45 para os 12,47%, o que quer dizer que um em cada oito carros ligeiros comprados em Portugal pertencem a esta marca francesa..A Peugeot fechou o ano no segundo lugar por troca com a Volkswagen. A "marca do leão" vendeu 19 864 veículos, crescendo 19,9%. A marca alemã estagnou em 2016, tendo registado 17 031 automóveis, uma melhoria de apenas 0,8%..Aliás, estagnação ou recuo são duas palavras comuns às marcas do gigante automóvel alemão no ranking de 2016. A Audi cresceu 0,5% no ano passado e a Skoda caiu 7,5%; a Seat é a exceção, ao ter vendido 20,7% mais carros do que em 2015..No segmento premium (carros de gama superior), a Mercedes voltou a ficar à frente da BMW pelo segundo ano consecutivo. A marca de Estugarda vendeu 15 308 carros ligeiros, enquanto a BMW registou 14 261 carros. Ambas as insígnias conseguiram comercializar mais carros mas ambas também perderam quota de mercado..Vendas em dezembro.No último mês do ano e em véspera de mais um aumento de impostos, as vendas de carros ligeiros aceleraram 29,4%. Renault e Peugeot mantiveram os dois primeiros lugares, enquanto o terceiro lugar foi disputado pela Nissan e pela Volkswagen, que habitualmente ocupa a última posição do pódio. O 'bronze' acabou por ir parar à marca japonesa por um carro (1112 face aos 1111 da VW)..(INotícia atualizada às 17h49 com mais informação)