Não está satisfeito com o serviço da sua operadora? Se sim, então provavelmente já pensou em mudar. Neste tipo de decisões é importante analisar bem as suas despesas e se o pacote contratado reflete bem as suas preferências pessoais. Descubra, neste artigo, tudo o que precisa de saber antes de decidir se deve mudar de operadora..Geralmente, os pacotes das operadoras de telecomunicações incluem TV + Internet + Telefone/Telemóvel. Tratando-se de três serviços que utilizamos todos os dias, quanto menos pudermos gastar por uma solução mais completa e apelativa, melhor - mas para mudar é preciso comparar primeiro os diferentes aspetos que abaixo indicamos..1. Primeiro ponto a pensar: período de fidelização.Uma das principais alterações que se produziu na lei das comunicações eletrónicas nos últimos anos foi a limitação do período de fidelização. Desde julho de 2016 que as operadoras de telecomunicações (que em Portugal são a MEO, a Vodafone, a Nowo e a NOS) passaram a ter novas regras neste âmbito..Desde então, os contratos de fidelização só podem ir até um máximo de 2 anos (24 meses) e todas as operadoras são obrigadas a ter, no seu portefólio de oferta para os consumidores, pacotes mais acessíveis sem fidelização e com contratos entre 6 e 12 meses, ficando mais fácil mudar de operadora..O seu contrato era de 24 meses, renovava automaticamente e esqueceu-se de o anular? Não há problema, as operadoras estão proibidas de proceder à renovação automática. Estas são obrigadas a enviar um novo contrato para si..2. Quais as despesas em que incorre se quiser mudar de operadora?.Para desistir de um determinado serviço e mudar de operadora, é fundamental fazer uma análise de custos/benefícios. Não basta ligar e dizer que pretende cessar o contrato, pois essa anulação vai ter custos para si se estiver a fazer isso antes do fim do mesmo..Desde logo, vai ter de liquidar os custos que a operadora teve com a instalação dos equipamentos..Ainda assim, as operadoras agora são obrigadas a ter todos estes gastos previstos e escritos no contrato, para que o consumidor esteja sempre informado sobre o que terá de pagar..3. TV: vale a pena ter mais de 100 canais?.Esta é uma pergunta recorrente. A maior parte de nós não vê mais do que um conjunto de 10 a 15 canais. Então porquê contratar um pacote que tem 150? Depende. Mesmo que não veja a maior parte, se calhar gosta de programa específicos de desporto, natureza, ou então é viciado em séries e filmes... Neste caso, compensa diversificar, ainda mais se a sua TV permite visualizar em alta definição (HD) 4K (o novo padrão de qualidade de imagem)..Além dos canais, é preciso ponderar os serviços que vêm associados: videoclube para assistir a todas as novidades cinematográficas, uma box que permita gravar, avançar ou parar a emissão, aplicações para assistir TV no smartphone e/ou no computador (MEO Go ou App NOS TV), aquisição de Netflix..Para os mais adeptos das tecnologias e que gostam de congregar o máximo de serviços num só equipamento, poderá ser interessante a oferta da UMA, que até guarda as fotografias e os vídeos..4. Internet: quão rápido quer navegar?.Já no que diz respeito à internet, é preciso ponderar tanto as opções fixas (para dispor em casa), como as móveis (para o telemóvel), quando pretende mudar de operadora..Para a internet em casa, considere se deseja por cabo, ADSL ou fibra. Na comparação entre estes três, note que praticamente já não se usa ADSL e que hoje em dia cresce, a passos largos, a opção de fibra ótica..Esta última é muito mais rápida, gastando menos energia (logo mais económica), é mais segura na transmissão de dados e sem perda de qualidade a grandes distâncias, com a benesse acrescida de os respetivos cabos não se degradarem ou enferrujarem..São de ponderar ainda os limites mínimos e máximos de downloads e uploads e ainda o serviço de wi-fi em hotspots da operadora fora de casa (que dão imenso jeito para não gastar dados móveis!)..Já no campo da internet móvel, há que considerar, além da velocidade (quanto mais rápido, melhor), a cobertura da operadora (nem sempre vai apanhar net na Serra da Arrábida ou na Serra da Estrela!), se o seu tráfego for regular (ou seja, se vai utilizar diariamente) ou pontual (só para as férias no Algarve). Averigue ainda se a operadora oferece um pacote apelativo de antivírus para o telemóvel e PC..5. Telemóvel: qual o tarifário mais atrativo?.Se está a pensar mudar de operadora de telemóvel, fique sabendo que a maior diferença será entre um plano pré-pago ou pós-pago, sendo que tem vindo a ganhar relevância este segundo, especialmente dentro das soluções que permitem chamadas ou SMS ilimitadas..Todavia, no âmbito dos pré-pagos também existem opções com mais ou menos minutos de chamadas, SMS grátis e roaming, com ou sem carregamentos obrigatórios. Especialmente para os jovens, ainda há que ver, por exemplo, se o tarifário escolhido inclui apps sem gastar dados, tais como o Spotify..Com a proliferação e o sucesso dos smartphones, tornou-se cada vez mais comum a utilização de internet móvel. Ao comparar as diversas opções de pacotes, é por isso essencial ver até quantos Mbps vai a internet e qual o limite de tráfego permitido sem gastos extra..Este artigo de Finanças Pessoais resulta de uma parceria da ComparaJá com o Dinheiro Vivo, com publicação semanal