NOS Studios é o novo canal de cinema da operadora e o primeiro canal próprio lançado pela companhia liderada por Miguel Almeida. A NOS já registou na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) um novo canal próprio dedicado ao desporto: a NOS Sport.."Por trás de um grande filme há uma grande história e nós achamos que temos uma grande história", acredita Luís Nascimento, administrador da NOS, sobre o primeiro canal de cinema da NOS..O canal, que arranca este terça-feira à noite na posição 16 e 81 em HD e 56 em SD, visa responder às mudanças de consumo de conteúdos, cada vez mais, em mais do que um ecrã e em de forma não linear, embora os portugueses despendam 5h40 por dia a ver conteúdos no primeiro ecrã..Apesar do consumo não linear, isto é, através de gravações na box ou em serviços de video streaming, tenha subido 20% este ano em relação a 2018, "é no linear que ainda está a maioria do consumo dos portugueses", frisa Luís Nascimento..E o que preferem os portugueses, depois dos canais generalistas? Filmes e séries (28%), informação 821%, entretenimento (21%), infantil (18%), desporto (7%) e outros (5%), enumera o administrador citando dados da GfK..O canal foca-se, portanto, nos conteúdos que os portugueses elegem como preferidos, num segmento onde a NOS tem posição de relevo: a companhia, além das salas de cinema, lançou nos últimos dois anos no mercado mais de 160 filmes. E a NOS promete estreias diárias de filmes que foram lançados há um ano nas salas de cinema.."O NOS Studios é um canal de conteúdos de filmes, uma experiência única linear mas já a pensar nas novas tendências", frisa Luís Nascimento. Ou seja, o canal vai ter uma componente de consumo não linear, através do NOS Studios + filmes que podem ser consumidos a qualquer momento: 50 no lançamento, saltando para 100 já no mês de julho..O canal vai estar disponível de forma gratuita para os clientes do serviço TV UMA, podendo ser subscrito para os restantes clientes por 5 euros/mês ou através da subscrição do pack Canais Extra..Canal sem Dreamia.É um canal made in NOS, ou seja, produzido fora do universo Dreamia, a joint-venture que a operadora mantém há largos anos com a AMC Networks International Southern Europe, responsável pelos canais Biggs, Panda, Hollywood e Blast, canais disponíveis em plataformas de televisão paga concorrentes.."Este é um canal feito pela NOS e para a NOS", frisa Luís Nascimento. A opção não recaiu sobre a Dreamia, mas "foram os primeiros a saber"..O NOS Studio surge num momento em que, de acordo com os dados mais recentes da Anacom relativos a 2018 conhecidos em abril, o consumo de canais premium atingiu uma redução histórica..O ano passado, cerca de 79,3% dos lares com TV paga dispunham de mais de 100 canais, mais 3,1 p.p. do que em 2017. Mas, "a percentagem de lares com acesso a canais premium foi de 15,8%. O valor mais baixo desde que se recolhe este tipo de informação registou-se no 3.º trimestre de 2018 (14,2%)", informa o regulador..O NOS Studios visa inverter tendência? "Não é só pelo número de clientes que vamos ter (que lançamos canais), mas pelo número de minutos que vai ser visto", diz. "Não é tanto nos filmes e séries que está a haver redução do consumo de canais premium", acrescenta, lembrando que há consumos de conteúdos pagos que não são visíveis nos números da Anacom..Canal de desporto à vista?.Em maio, a ERC aprovou o NOS Sport. Sinal de que a operadora, que é acionista da Sport TV (juntamente com a Altice, Vodafone e o empresário Joaquim Oliveira) pensa avançar para outras temáticas com canais próprios?."Temos claramente endereçadas aquelas que consideramos que são as temáticas mais relevantes para os nossos clientes. E como empresa e marca atenta vamos garantindo que conseguimos registar e guardar para nós marcas que podem ter potencial interessante no futuro", diz Luís Nascimento.."A marca NOS Sport é claramente uma delas porque entra num eixo que é muito relevante na NOS, somos o main sponsor da Liga temos um conjunto de direitos faz todo o sentido que esteja sempre em cima da mesa um canal de desporto", diz o administrador..Alguma previsão para lançamento? "Não estou a dizer que o canal vai chegar, estou a dizer que equacionamos esse canal e que é possível que sim", afirma. Ou seja, clarifica, a empresa registou a marca NOS Sport para que "mais ninguém fique com ela". "E é uma marca que ficaria muito bem".