A marca do grupo Inditex tem um vestido que está a ter muito sucesso. Há quem até tenha criado uma conta na rede social Instagram para publicar 'avistamentos' de pessoas a usar esta peça. E, quando esgotou, rapidamente foi reposto na loja online graças à estratégia que o grupo tem implementada. .Branco e com bolinhas pretas. É este o vestido da Zara que tem feito um enorme sucesso nesta primavera-verão. Com um preço na casa dos 50 euros (perto dos 40 euros em Espanha), o sucesso desta peça é tão grande que alguém já criou uma conta na rede social Instagram para ir publicando os 'avistamentos' do mesmo pelas ruas. A agência Bloomberg, o The New York Times, e mais recentemente o jornal espanhol Cinco Días, têm escrito sobre o vestido para ilustrar como funciona a máquina Inditex..O sucesso deste vestido (na imagem retirada do site da Zara) não se deve a uma campanha de grandes escala da Zara nas redes sociais, nota a Bloomberg. Mas isso não significa que a primeira marca a ser criada pelo espanhol Amancio Ortega (atualmente um dos homens mais ricos do mundo) não saiba tirar partido do sucesso que se gerou à volta desta peça de roupa. A procura foi elevada e, por vezes, este produto ficou esgotado, mas a retalhista soube responder com rapidez, permitindo que a peça ficasse disponível novamente em pouco tempo..E essa flexibilidade de resposta não se deve a grandes avanços tecnológicos. Muitas marcas de roupa concorrentes fazem as suas encomendas às fábricas com cerca de seis meses de antecedência. Mas não a Inditex. Mais de 50% dos produtos que são vendidos nas lojas são produzidos não muito longe da sede do grupo, que fica na Corunha (Galiza, Espanha), nomeadamente em Portugal e Marrocos, como conta o espanhol Cinco Días. Isto significa que, do design à produção da roupa da Zara, são necessárias semanas..Além disso, a retalhista aposta também na forma como é transmitida a informações para que depois possa tomar decisões. Os gerentes das lojas da Zara comunicam às equipas da sede o que se está a vender mais, ou menos, e que tendências estão a surgir. E, segundo o jornal espanhol, isso não se faz com recurso a tecnologia, mas através de uma conversa para dar a conhecer o que procuram os clientes. As esquipas de designers, que estão fisicamente muito próximas dos comerciais – que recebem as informações dos gerentes –, vão colocando esse feedback nas suas criações..E parece ser esta a chave do sucesso da Zara e da Inditex. Mas a concorrência é cada vez maior e as redes sociais ajudam as empresas concorrentes a perceber o que está na moda e suscitar interesse. Um outro risco que a marca criada por Amancio Ortega enfrenta é o aumento do comércio eletrónico. Para muitas marcas, os custos destas vendas diminuem as rentabilidades, mas esse processo na Inditex não é muito diferente do que já está a fazer, o que ajuda a proteger as margens. Afinal, e como indica o jornal, não há muitas diferenças entre um gerente pedir aos serviços centrais da marca um conjunto de peças de roupa ou um cliente fazer esse pedido através de um computador..A 12 de junho, o grupo Inditex comunicou ao mercado que, no primeiro trimestre, tinha registado um crescimento de 5% nas suas vendas líquidas. O lucro líquido da empresa subiu 10% - comparando com o primeiro trimestre de 2018 - para 734 milhões de euros.