Em comum as marcas Pingo Doce e Continente têm o ano de nascimento. Em 1985,o grupo Jerónimo Martins assumiu-se como holding para estabelecer uma parceria estratégica com o Grupo Delhaize Le Lion para o desenvolvimento do Pingo Doce. Foi também em 1985 que a Sonae abriu o primeiro hipermercado com o objetivo de mudar os hábitos de consumo dos portugueses. . Mas as lojas diferem tanto no espaço como no número: . O grupo Jerónimo Martins detinha, no final de junho, 371 lojas Pingo Doce, mais sete que no mesmo período de 2011. Na sua maioria são supermercados e ocupam, ao todo, 451.337 metros quadrados de área de venda. Os supermercados ocupam 380.207 m2 e os hipermercados ocupam 71.130 m2. . Ao todo os supermercados Pingo Doce ocupam mais de 25.500 colaboradores. Mais de 200 integram um serviço de take-away e cerca de 35 possuem um restaurante "Refeições no Sítio do Costume". . As lojas Continente são menos mas maiores. Ao todo existem 39 hipermercados Continente, mas desde 2011 que a marca ampliou a oferta com a criação do Continente Bom Dia, que representa um supermercado de conveniência (com cerca de 800m2 de área), e vocacionado para as compras mais frequentes do dia-a-dia . . O grupo tem ainda o Continente Modelo que representa hipermercados de proximidade (com uma área de cerca de 2000m2), presentes nos centros populacionais de média dimensão, como a empresa revela. . No conjunto existem 39 Continentes, 106 Continentes Modelo e 27 Continentes Bom Dia. Desde o final do ano passado e até Março de 2012, os últimos dados disponíveis, nasceu uma loja de cada segmento Continente. . E se as 371 lojas Pingo Doce ocupam 451.337 metros quadrados de área disponível, só as 39 lojas de hipermercados Continente ocupam 286 metros quadrados de área.