Seabin, o caixote do lixo flutuante que vai limpar os mares

O Seabin foi criado pelos surfistas Pete Ceglinski e Andrew Turton. O objetivo é limpar os portos e marinas, onde as águas são mais poluídas.
Publicado a

O Seabin é um caixote do lixo flutuante, fabricado com materiais reciclados e equipado com uma bomba que suga a água juntamente com o lixo, os detritos e até o óleo. Os resíduos ficam retidos num saco de serapilheira que serve de filtro e a água é libertada. A ideia é limpar os mares, começando pelas marinas e pelos portos, onde as águas são habitualmente mais poluídas.

[embed]https://youtu.be/xlDJiFW4pRI[/embed]

O Seabin Project foi criado pelos surfistas Pete Ceglinski e Andrew Turton e o objetivo é apanhar o lixo logo nos portos e marinas, impedindo que se espalhe ou que afunde e que se torne mais perigoso para a vida marítima. E melhor ainda: o Seabin não só limpa, como parece não representar qualquer risco para a fauna - em quatro anos de testes, não foi apanhado um único peixe.

O projeto arrancou no final de 2015 através de uma campanha de crowdfunding no site Indiegogo que recolheu quase 268 mil dólares, aproximadamente 234 mil euros. Nesta plataforma, os fundadores descrevem o Seabin como uma solução "de baixo custo, que requer pouca manutenção, muito eficaz e que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana". As outras opções - barcos equipados com redes para limpar as águas dos portos ou a limpeza manual feita pelos funcionários - são mais caras e menos eficientes.

Para já, o Seabin está a ser testado em vários portos na Europa. Depois será comercializado a um preço a rondar os 2230 euros. O custo de manutenção mensal rondará os 18 euros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt