A Oscar, startup portuguesa que criou um marketplace para contratação de serviços domésticos, levantou cerca de 1,1 milhões de euros numa ronda de investimento liderada pela Lince Capital, na qual participaram também a Olisipo Way e investidores internacionais como Tony Honkanen, diretor de expansão internacional na Wolt - o unicórnio de food delivery - e da Accel Scout Program, através de Humberto Ayres Pereira, CEO da Rows.
Em comunicado, a empresa explica que o capital angariado servirá para alargar a presença de profissionais e técnicos conectados à Oscar em novos distritos, assim como reforçar a rede em zonas onde a operação já está presente, como Lisboa, Porto, Margem Sul, Coimbra, Setúbal, Cascais e Sintra. Há ainda planos para adicionar novas categorias de serviços e reforçar a equipa com profissionais qualificados no campo da engenharia e operações.
João Marques, CEO e fundador da startup, avança que "2023 e 2024, sem dúvida, serão anos de consolidação no mercado nacional e internacional".
O líder confessa que a Oscar tem registado uma média de 30% de crescimento por mês e uma forte procura pelos seus serviços em todos os distritos - um desempenho que, segundo o mesmo, se deve a "um processo 100% transparente, quer para utilizadores, quer para profissionais, quer pela economia nacional", uma vez que "contraria a elevada economia paralela que o setor dos serviços domésticos ainda vive".
"A somar, estamos comprometidos em investir no nosso ativo mais valioso - a nossa equipa - com a contratação de uma equipa de inovação e client care motivada pela democratização, organização e transparência do setor. Para apoiar toda esta nova ênfase, acabámos de contratar o Diogo Coutinho, um profissional com um excelente track record dentro e fora do ecossistema e que assume agora as funções de country manager em Portugal", revela o empreendedor.
Diogo Coutinho junta-se, assim, à equipa da super-app de serviços domésticos, assumindo a liderança do negócio ao nível nacional, tendo a seu cargo "definir novas estratégias de expansão". O agora country mananger da Oscar iniciou a sua carreira na Mckinsey e passou pela Glovo, onde liderou o departamento comercial e de expansão e foi head of Portugal na Kitch.
Com mais de 200 mil downloads, três mil profissionais inscritos e um volume de negócio a rondar os três milhões de euros, entre julho e agosto de 2023, a operação da startup lusa terá crescido 68% e 225% face ao período homólogo, segundo dados divulgados pela mesma. A empresa garante ainda ter conquistado a liderança nacional em apenas dois anos, através de um modelo que "assegura um preço fixo, sem surpresas orçamentais", bem como uma "resposta em 30 minutos, sem atrasos".