Vilaça Interiores mobila casas de luxo na Quinta do Lago

Empresa de Braga assina o design de interiores do One Green Way, condomínio com 89 residências. Está a contratar e a investir em showrooms.
Publicado a

O One Green Way, um condomínio de 89 luxuosas residências na Quinta do Lago, no Algarve, é o mais recente projeto da Vilaça Interiores. A empresa de Braga, especializada em design e arquitetura de interiores, tem uma larga experiência no mercado de luxo, embora, maioritariamente, não possa divulgar os nomes dos clientes já que cada encomenda destas é acompanhada do respetivo contrato de confidencialidade. Tiago Vilaça diz que já trabalharam com empresários, políticos e jogadores de futebol. "Já só nos falta trabalhar para o Palácio de Buckingham, o resto está quase tudo", refere, por seu turno, Rui Vilaça.

Foi de uma pequena indústria de mobiliário, criada por David Vilaça, pai de Rui e Tiago, que nasceu a empresa de design de interiores que hoje dá emprego a 32 pessoas, das quais 15 arquitetos, e fatura 6,5 milhões de euros. Nem Rui nem Tiago têm qualquer formação específica na área - são licenciados em Gestão e em Direito, respetivamente -, mas ganharam o gosto pelo design de interiores nas muitas viagens que fizeram com o pai a visitar feiras internacionais do setor. A internacionalização aconteceu quase de imediato, já que, com a crise criada pelo colapso do Lehman Brothers e a falta de construção em Portugal nos anos que se seguiram, a Vilaça Interiores partiu à conquista de novos mercados, como os EUA, Angola, França e Inglaterra, entre outros.

Hoje, o maior volume de faturação da empresa passa por encomendas de estrangeiros, mesmo nas obras realizadas em Portugal. E a pandemia até acelerou essa realidade. "Tivemos ali dois meses de pânico, em que a faturação dos salários foi superior às vendas, o que foi alarmante, mas depois rapidamente recuperámos e começámos a fechar contratos por zoom, designadamente dois projetos no Luxemburgo e dois em Luanda. Recuámos um bocadinho em 2020, mas rapidamente voltámos a crescer", explica Rui Vilaça. A empresa trabalha com restauração, hotelaria e escritórios, mas 80% do que fatura é no mercado residencial.

Citaçãocitacaoundefinedundefined6,5 milhões de euros foi a faturação da empresa em 2021. As expectativas para 2022 apontam para um crescimento de 10%. O novo projeto só se fará sentir a partir de 2023undefined

E o mais recente contrato é o One Green Way, um condomínio de 89 residências de luxo na Quinta do Lago, no Algarve. Que vai levar a Vilaça Interiores a abrir um showroom, no próximo ano, na Quinta do Lago para melhor acompanhar o desenvolvimento do projeto. "O Algarve é um mercado excelente, com clientes com um potencial enorme, e já tínhamos esta intenção de abrir um showroom local, este projeto na Quinta do Lago foi o empurrãozinho que precisávamos", diz Rui Vilaça. O investimento estimado é, "no mínimo" de um milhão de euros - "os nossos showrooms têm um stock considerável", explica - e que se junta a valor equivalente já aplicado na renovação dos showrooms de Braga e Cascais.

Para já, não há intenção de abrir mais. A maior dificuldade da empresa, de momento, é a contratação de pessoal. "Estamos a crescer e precisava de contratar, pelo menos, 10 pessoas, não só na área do design, mas também da contabilidade e logística, entre outras. Mas está difícil contratar gente boa", refere, por seu turno, Tiago Vilaça. Questionados sobre o que distingue a Vilaça Interiores dos restantes players no mercado, Tiago aponta o ADN da empresa, com um "processo criativo completamente diferenciado e um gabinete de 3D muito desenvolvido". Rui considera que viajar é vital para abrir os horizontes e, por isso, a empresa levou toda a equipa, durante 10 dias, a visitar a exposição mundial no Dubai.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt