Economia terá desacelerado no fim de 2025, aponta barómetro CIP/ISEG

Em causa estará um crescimento de 0,7% em cadeia e 1,9% face ao período homólogo, em função da moderação do contributo da procura interna, de acordo com um barómetro de Conjuntura Económica.
Economia terá desacelerado no fim de 2025, aponta barómetro CIP/ISEG
D.R.
Publicado a

A economia terá desacelerado em cadeia, de 0,8% para 0,7%, no último trimestre de 2025, registando um crescimento de 1,9% no conjunto do ano, segundo o barómetro de Conjuntura Económica CIP – Confederação Empresarial de Portugal/ISEG.

Na análise divulgada esta segunda-feira, 26 de janeiro, a CIP alerta que convergência com a União Europeia pode estagnar depois da economia abrandar no quarto trimestre.

“O desempenho da economia portuguesa está a enfraquecer para um ritmo inferior ao dos anos anteriores à pandemia, correndo o risco de estagnar o processo de convergência com a União Europeia que estava a ser alcançado nos últimos anos”, salienta Rafael Alves Rocha, diretor-geral da CIP, citado em comunicado.

Segundo o barómetro da CIP e do ISEG, "o abrandamento no final do ano resultou da moderação do contributo da procura interna".

No entanto, "o consumo privado deverá ter mantido a dinâmica recente, sustentada no desempenho muito positivo do mercado de trabalho, em custos de financiamento moderados e no impacto das medidas orçamentais no rendimento disponível das famílias", enquanto o investimento terá beneficiado da execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

As previsões da CIP/ISEG são de uma desaceleração ligeira em cadeia, de 0,8% para 0,7% no quarto trimestre de 2025, o que corresponde, em termos homólogos, a um crescimento de 1,9%.

Economia terá desacelerado no fim de 2025, aponta barómetro CIP/ISEG
Presidenciais: Ministro da Economia rejeita impacto do resultado no programa de governo

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt