Mário Centeno manifesta disponibilidade para se candidatar a vice-presidente do BCE

Apoio do Governo ficou garantido na sua totalidade muito recentemente, após tanto o primeiro-ministro como o ministro das Finanças terem admitido a candidatura do ex-governador do Banco de Portugal.
Mário Centeno
Mário CentenoMANUEL DE ALMEIDA/LUSA
Publicado a

Mário Centeno será o candidato oficial de Portugal ao cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu, revelou o próprio ao ECO.

“Incentivado por contactos europeus mantidos durante o período em que exerci funções como Governador do Banco de Portugal, manifestei junto dos líderes europeus a minha disponibilidade para me candidatar ao cargo de Vice Presidente do Banco Central Europeu, em que mantive informado o Governo português“, afirma o antigo ministro das Finanças e ex-Governador do Banco de Portugal.

“A candidatura, a formalizar amanhã pelo Governo português, integra-se no meu persistente contributo para o aprofundamento da integração europeia, sustentado na experiência adquirida ao longo do meu percurso profissional. Após mais de três décadas no Banco de Portugal e perto de dez anos em funções de representação na União Europeia, incluindo enquanto Presidente do Eurogrupo, a possibilidade de assumir o cargo de Vice Presidente do BCE representa um desafio para o qual me sinto motivado e qualificado”, explica o ex-governante, que terá a concorrência de pelo menos outros cinco candidatos.

"Após mais de três décadas no Banco de Portugal e perto de dez anos em funções de representação na União Europeia, incluindo enquanto Presidente do Eurogrupo, a possibilidade de assumir o cargo de Vice Presidente do BCE representa um desafio para o qual me sinto motivado e qualificado", garante Centeno.

De acordo com o ECO, o apoio do Governo ficou garantido na sua totalidade muito recentemente, após tanto o primeiro-ministro como o ministro das Finanças terem admitido a candidatura de Centeno, que diz que “esta eleição ocorre num contexto político desafiante e o seu desfecho é incerto, dada a possibilidade de vários candidatos e os equilíbrios regionais subjacentes". "Ao mesmo tempo, ela representa uma oportunidade determinante para afirmar Portugal num dos mais relevantes centros de decisão europeus", acrescentou.Centen

Mário Centeno
Mário Centeno é "possível candidato" à vice‑presidência do BCE, diz Miranda Sarmento

O prazo para os Estados-membros apresentarem os seus candidatos à vice-presidência do Banco Central Europeu termina esta sexta-feira, 9 de janeiro. O cargo ficará vago no final de maio, quando o espanhol Luis de Guindos terminar o mandato.

Para dia 19 de janeiro está marcada uma reunião do Eurogrupo, de onde poderá sair o nome que será proposto para que o processo avance.

Mário Centeno
Centeno no BCE? Sarmento diz que Governo apoia sempre candidatura de portugueses
Mário Centeno
Centeno pode suceder a Luis de Guindos na vice-presidência do BCE

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt