INE tem 43,8 milhões para plano de atividades estatísticas em 2026

No INE, o número de recursos humanos é de 657 (incluindo cinco afetos à atividade do CSE).
INE tem 43,8 milhões para plano de atividades estatísticas em 2026
D.R.
Publicado a

O Conselho Superior de Estatística emitiu parecer favorável sobre a atividade estatística em 2026, que incluem 43,8 milhões de euros para o INE e 9,2 milhões para entidades com delegação de competências, totalizando 53 milhões de euros.

O Conselho Superior de Estatística (CSE) é o órgão do Estado que orienta e coordena o Sistema Estatístico Nacional, tendo dado pareceres aos planos do Instituto Nacional de Estatística (INE), Banco de Portugal (atividade estatística), Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) e Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM).

No que diz respeito ao INE, o plano tem em vista continuar a "modernizar a infraestrutura de produção estatística, a integrar dados de múltiplas fontes na Infraestrutura Nacional de Dados e a reforçar os processos de recolha, mantendo como prioridades a certificação do seu sistema de gestão, a comunicação e a literacia estatística", segundo a nota enviada hoje pelo CSE.

Para executar este plano, estão previstos recursos financeiros de 43,8 milhões de euros para o INE e 9,2 milhões de euros para as entidades com delegação de competências (EDC), perfazendo 53 milhões.

No INE, o número de recursos humanos é de 657 (incluindo cinco afetos à atividade do CSE), enquanto as EDC têm 99 funcionários.

Já o BdP "dará continuidade ao reforço da gestão integrada de informação, destacando-se a implementação do BdP DataHub, a divulgação de nova informação estatística regional e municipal, a utilização de soluções avançadas, incluindo inteligência artificial, e a promoção de ações de literacia".

O Serviço Regional de Estatística dos Açores terá 1,7 milhões de euros e 42 trabalhadores, enquanto a Direção Regional de Estatística da Madeira tem recursos de 2,9 milhões de euros e 58 funcionários.

O CSE deixou ainda a nota de recomendação para as autoridades competentes para que as Autoridades Estatísticas "sejam dotadas dos recursos humanos - em número e em adequação de perfis e competências - e financeiros, em tempo útil, necessários à execução dos seus Planos de Atividade para 2026".

INE tem 43,8 milhões para plano de atividades estatísticas em 2026
INE divulga hoje saldo orçamental do 3.º trimestre

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt