Kibo Ventures lança fundo de 120 milhões para apoiar "deep tech" europeias

Operação reúne investidores conceituados, entre os quais a a José de Mello Capital, a holding que gere a carteira de investimentos e a estratégia financeira do vasto Grupo José de Mello.
Kibo Ventures lança fundo de 120 milhões para apoiar "deep tech" europeias
Publicado a

A Kibo Ventures anunciou o lançamento do Kibo Ventures Fund IV, um fundo de 120 milhões de euros destinado a financiar start-ups tecnológicas europeias com ambição global. O primeiro fecho, alcançado em apenas seis meses, supera os 100 milhões de euros e reúne investidores institucionais, corporativos e family offices.

Segundo o jornal espanhol Expansión, entre os investidores que se destacam figura a José de Mello Capital, a holding que gere a carteira de investimentos e a estratégia financeira do vasto Grupo José de Mello, um dos maiores e mais antigos grupos empresariais de Portugal, cujo envolvimento sublinha o reforço do interesse português em tecnologia deep tech.

Ao lado de José de Mello Capital entraram no fundo a BBVA Spark (a unidade de negócio do BBVA focada em apoiar empresas tecnológicas em crescimento e fundos de venture capital), CDTI Innvierte, uma das famílias fundadoras da espanhola Mahou. Renovaram também o seu compromisso o Fundo Europeu de Investimentos e vários fundadores do portefólio da Kibo.

Com este veículo, a gestora ultrapassa os 500 milhões de euros sob gestão, consolidando‑se como opção relevante para capital de risco tecnológico na Europa.

O Fundo IV focar‑se‑á em rondas de seed e série A, liderando investimentos típicos na ordem dos cinco milhões de euros e reservando 40% do capital para follow‑on, com uma estratégia pan-europeia que apoia empresas em áreas como deep tech, dados, infraestrutura de IA, cibersegurança, robótica, IA física e aplicações verticais, incluindo defesa e espaço.

O fundo já concretizou duas operações emblemáticas, ao liderar uma ronda de 21 milhões de dólares (cerca de 17,9 milhões de euros) na Theker, dedicada a robótica autónoma para ambientes industriais complexos, e ao investir na AnyFormat, plataforma documental baseada em IA generativa fundada por ex‑engenheiros da Clarity.ai.

Kibo Ventures lança fundo de 120 milhões para apoiar "deep tech" europeias
Governo anuncia financiamento de 60,6 milhões para 'deep tech'

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt