Netflix fatura mais do que o esperado no quarto trimestre, mas perspetivas desiludem

A plataforma superou a meta de 325 milhões de subscrições e terminou o ano passado a crescer além do esperado. Ainda assim, o início de 2026 não será tão bom quanto o esperado e as ações tombam 7%.
Netflix fatura mais do que o esperado no quarto trimestre, mas perspetivas desiludem
Unsplash
Publicado a

A Netflix apresentou resultados acima do previsto para o quarto trimestre de 2025. Ainda assim, as perspetivas para os primeiros três meses de 2026 ficam aquém e os investidores estão a fugir da empresa.

A plataforma de streaming viu a faturação aumentar 17,6%, em termos homólogos, até aos 12.051 milhões de dólares (acima dos 11.970 mil milhões que Wall Street previa), o que equivale a 10.300 mil milhões de euros, entre outubro e dezembro. De resto, trata-se do maior crescimento relativo homólogo registado nos quatro trimestres do último ano.

Ao mesmo tempo, o lucro líquido (net income, em inglês) atingiu 2.419 milhões de dólares no quarto trimestre (1.869 milhões de dólares um ano antes).

Num comunicado disponibilizado no próprio site, a Netflix atribui a superação das perspetivas para o quarto trimestre do ano passado a aumentos da faturação com subscrições e publicidade "mais fortes do que o esperado".

É que, naquele período, a Netflix superou a marca de 325 milhões de subscrições e registou um aumento de 2% no número de horas de visualização por parte dos consumidores, para um acumulado de 96 mil milhões de horas.

Fica assim finalizado o ano fiscal de 2025, no qual a Netflix alcançou receitas na ordem de 45,2 mil milhões de dólares (mais 16% do que no ano anterior), ao passo que as receitas resultantes de anúncios mais do duplicaram, para um total de 1,5 mil milhões.

Ainda assim, as perspetivas para o primeiro trimestre 2026 estão longe de ser famosas.

Netflix fatura mais do que o esperado no quarto trimestre, mas perspetivas desiludem
Netflix contra Hollywood: o drama cinematográfico para 2026 

Estimativas fazem ruir (ainda mais) as ações

Apesar do quarto trimestre positivo, os números apontados para o período entre janeiro e março estão a desiludir os fortemente os mercados.

A Netflix estima um crescimento homólogo de 15,3% na faturação, até aos 12.157 milhões de euros, nos primeiros três meses do ano. Para tal, conta com uma “projeção de aproximadamente dobrar a receita com publicidade em 2026”, face ao ano anterior.

Ainda no primeiro trimestre, espera obter um lucro líquido na ordem de 3.264 milhões de dólares.

Se, por um lado, os números ficam muito aquém das expetativas que existiam entre os acionistas da Netflix, há mais fatores que geraram desassossego e provocam uma queda acentuada da Netflix na bolsa de Wall Street.

No mesmo documento, a plataforma salienta vários objetivos para 2026. Entre eles está, naturalmente, o de "trabalhar para concluir a aquisição da Warner Bros.", um desígnio que já tem várias semanas. A Netflix quer comprar os estúdios de televisão e cinema da Warner Bros., assim como a HBO e a plataforma HBO Max, que rivaliza com a própria Netflix.

Neste sentido, avançou na terça-feira com uma nova proposta, que ascende a 82,7 mil milhões de dólares (cerca de 71 mil milhões de euros) exclusivamente em dinheiro (ao invés de oferecer um valor em dinheiro e outro em ações próprias). Recorde-se que a Paramount também está a tentar adquirir a Warner Bros. e, com este propósito, lançou uma OPA hostil.

Entre as linhas definidas para 2026, está também um "crescimento saudável", com um aumento das receitas entre 12% e 14%, até aos 50,7 a 51,7 mil milhões de dólares. Acresce a "melhoria" no lançamento de filmes e séries, o "reforço experiência de produto" e o "crescimento do negócio de anúncios".

Prova disto é que as ações estão a cair 6,88% na pré-abertura do mercado de Wall Street, até aos 81,26 dólares.

De resto, a capitalização de mercado já tombou 30% nos últimos três meses. Na base está uma desilusão face ao objetivo da empresa de comprar os estúdios da Warner Bros. e a plataforma de streaming HBO, uma das grandes rivais da Netflix.

Netflix fatura mais do que o esperado no quarto trimestre, mas perspetivas desiludem
Netflix não desiste da Warner Bros e oferece 71 mil milhões em dinheiro
Netflix fatura mais do que o esperado no quarto trimestre, mas perspetivas desiludem
Oferta hostil da Paramount pela Warner Bros desafia Netflix e agita investidores em Wall Street

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt